[Foto: Recebida por e-mail]
Pessoalmente sou superfã do meu cabelo. Ele é ondulado, com ondas lindas e naturais. Mas como tudo na vida ele também tem um mas... Ele é misto, oleoso na raiz e seco nas pontos. Problema agravado por ele ser longo (antes era longuíssimo). Para piorar eu sou alvo constante de seborréia, pois estresse, ansiedade e qualquer descontrole emocional libera algum alerta estranhíssimo no meu corpo para me deixar com uma farofa branca no cabelo. Então os cuidados são constantes e importantíssimos para minhas medeixas não estragarem toda a produção. Então vamos lá:
- Lavar os cabelos com Shampoo específico. Um dia sim, um dia não, no máximo. Como a oleosidade se concentra nas raízes do cabelo, elas merecem uma atenção especial na hora da lavagem. Esfregar bem as raízes com os dedos (nunca as unhas!) além de limpar, massageia o couro cabeludo estimulando a circulação sanguínea no local. Utilizar produtos adstringentes melhoram ainda mais os resultados, pois purificam mais profundamente. Eu uso a Linha Fitoqueratina+Cereja do O Boticário.
- Condicionador só do ombro para baixo. Essa foi a dica do meu cabeleireiro. E foi justamente essa dica que alterou meu relacionamento de ódio com meu cabelo, e se tornou amor ao meu cabelo. Hidratá-lo apenas do ombro para baixo equilibra o cabelo, pois não pesa a raiz e hidrata as pontas, que sofrem com a secura Saariana que afetam elas. Essa mesma dica vale para o Leav-in (para quem usa).
- Fujir de água quente. Ela estimula a glandulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo (gordura). Essa dica também vale para pele oleosa.
- Beleza vem de dentro. É, já tinha falado isso nos cuidados com as unhas, mas como unhas e cabelos são extremamente parecidos vou repetir. Nossos hábitos alimentares de hoje refletirão em nossas unhas e cabelos daqui a alguns meses. Então se, do nada, nossas unhas começam a lascar, ou ficam enfraquecidas, e os cabelos ficam muito frágeis e quebradiços, saiba que o problema pode ter sido uma péssima alimentaçao alguns meses atrás. E não há remédio que salve, pois o estrago já foi feito há muito tempo. Portanto vamos manter uma alimentação balanceada, com pratinho colorido (tudo de bom) e não esqueçendo as sementes, que são super amigas das unhas, assim como ovos (clara e gema, e nunca fritos).
- Evitar agressões quimícas e físicas. Quanto mais química mais frágeis serão os cabelos. O mesmo vale para as alteraçoes físicas como alisar, enrolar, através de chapinhas, escovas, baby liss e cia. Hoje em dia é quase impossível seguir mas, temos que buscar aceitar nossos cabelos, evitando um excesso de agressões. Eu por exemplo era adepta da escova inteligente. E por mais inteligente que ela seja, ainda assim ela fragilizava meus cabelos, abre as escama, ou seja, agride meu cabelo, pois altera a estrutura natural dele. Mas se você acrescentar à lista pintura, escova e chapinha, o resultado será muito pior e os cuidados deverão ser maiores. Além disso é sempre bom refletir e buscar otimizar o que será feito no cabelo. Por exemplo, uma escova inteligente pode ser o fim da escova e chapinha. Um bom corte pode ser motivo para se apaixonar pelo seu cabelo. Meu cabeleireiro fez um corte da última vez que fui nele, que simplesmente me fez dispensar a escova inteligente e, desde então, nem isso faço mais nas minhas medeixas. Uma dica é deixar a escova e chapinha para a balada e deixas as medeixas naturais no dia-a-dia.
- Hidratar. As pontas precisam ter a hidratação restaurada, já que a oleosidade natural e protetora da raiz não chega até elas.
- Penteie com os dedos antes de utilizar a escova e "100 escovadas antes de dormir". Para evitar que meu cabelo quebre tenho o hábito de desembará-lo primeiro com os dedos mesmo, principalmente o comprimento e só depois utilizar a escova. Além disso eu procuro pentear meu cabelo antes de dormir e pela manhã apenas ajeito. O motivo é que minha dermatologista explicou que a escovação da raiz do cabelo auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo, o que faz bem para a raiz do cabelo. Além disso um benefício desse hábito é que se escovar o cabelo a noite, pela manhã ele não está embraçado, mas ajeitadinho. Rs. Sem aquele frizz típico de quando se escova o cabelo.
Repito algumas dicas que já havia falado aqui, pois elas valem para os cabelos e tudo mais no nosso corpo:
Quanto aos nossos hábitos seguem dicas extras:
- Tome muita água, pois quando a pele fica desidratada ela pode produzir mais oleosidade como forma de compensação. Além disso nunca devemos esquecer que a hidratação vem de denro para fora, e de nada adianta usar cremes excelentes e não beber água para hidratar a pele.
- Regule o intestino. Pois intestino regulado = pele saudável. Portanto coma muitas verduras, frutas, carnes leves, fibras, pratique um exercício (eu caminho diariamente 1h). E fuja de alimentos gordurosos pois eles dificultam a digestão = intestino desregulado = pele com problemas.
- Consulte regularmente o dermatologista, o ginecologista e o endocrinologista. Pois excesso de oleosidade pode estar ligado a fatores diversos como problemas hormonais. E lembrando que qualquer problema de saúde aparece na pele, portanto cuidar da saúde é garantia de pele saudável.
- Seja feliz. Sim, pessoas felizes tem peles mais bonitas. Então divirta-se, faça sexo, beije muito, de e receba carinho. Sorria. Felicidade, calma e paz de espírito são melhores do que qualquer maquiagem, pois nos deixam iluminadas.
2 comentários:
Nossa que blog mais lindo, estou inlove coms eu blog, bjs , já seguindo, dá uma passada lá no http://divaspinup.blogspot.com estou te esperando bjs
Já passei e te adicionei à lista de Blogs! Lindo e cheio de informação.
Postar um comentário