[Esse é o produtinho que eu não largo nunca! Fiel amigo e companheiro que garante a beleza dasminhas unhas]
Ok. Eu fui abençoada com unhas fortes, resistentes e duras. Mas isso não me torna imune a problemas típicos de unhas como por exemplo: eu nunca mais fiz unha em manicure depois de pegar micose no dedão e passar quase dois anos desenbolsando R$50,00 numa podóloga para conseguir me livrar da praga. Eu mesma faço tudo nas minhas unhas, e cuido de cada detalhe. E não, eu nunca pinto a unha dos pés, é só base e pronto.
Mas voltado às unhas vamos a algumas dicas que eu sigo a risca (algumas que não) mas que eu sei que funcionam bem para manter a saude e beleza das minhas adoráveis garras.
E o importante de cuidar das unhasé que, em primeiro lugar, elas refletem sua saúde, em segundo, refletem seus hábitos e em terceiro, sim eles notam unhas bem cuidadas e adoram (mas nã espere que notem detalhes que ai já é demais). Rsrsrsrs
- Beleza vem de dentro. E com unhas esse ditado não poderia ser mais verdadeiro. Seus hábitos alimentares de hoje refletirão em suas unhas daqui a alguns meses. Então se do nada suas unhas começam a lascar, ou ficam enfraquecidas, saiba que o problema pode ter sido uma péssima alimentaçao alguns meses atrás. E não há remédio que salve, pois o estrago já foi feito há muito tempo. portanto mantenha uma alimentação balanceada, pratinho colorido (tudo de bom) e não esqueça as sementes, que são super amigas das unhas!
- Deixe suas unhas "respirarem". Dê um tempo, todo mundo merece descanso e suas unhas também! Na realidade aqui a questão é lógica, embora unhas sejam tecnicamente material morto, o estado natural delas não é pintado (bem que poderia massss....). Além disso por melhor que seja o esmalte e o removedor eles sempre causam ressecamento na unha. portanto dar um espaço de pelo menos uns dois dias entre os esmaltes, ou uma semana por mês faz a alegria das garrinhas.
- Hidrate. Por dentro e por fora. Beba muita água para que a matriz da sua unha possua esse elemento na hora de fabricar sua unha. Afinal em casos de falta de água no corpo, cabelos e unhas são os primeiros a receberem"cortes no fornecimento". E utilize hidratantes que sejam absorvidos pelas unhas. Eu utilizo aquele Tratamento Noturno Intensivo da Risqué, e ele faz milagres. Minhas cúticulas agora são anjinhos e minhas unhas, mesmo sem esmalte, brilham saudáveis. Eu falei sobre ele aqui.
- Fuja de unhas postiças, de gel, silicone, cerâmica,etc. Sim, elas são lindas, mas enfraquecem cada vez mais as unhas. Pois "sufocam" a unha por longos periodos e ainda agridem a pobre quando são retiradas. Danos microscópicos, mas que fazem a diferença. Portanto se suas garras estão fraquinhas o melhor é cuidar da alimentação, usar produtos que auxiliarão na recuperação dela como Hipoglós (sim! acredite ajuda. E não é somente eu que digo, taí a Dicas de Divas que nao me deixa mentir), esmaltes de tratamento, enfim. Mas saiba que nenhum fará milagres se sua alimentação não ajudar.
- Na manicure/pedicure leve seu própri kit tudo. Isso quer dizer, esmalte, alicate, lixa, removedor, toalha, esfoliante, espátula, palitinho. Tudo que for necessário mesmo. Isso pode te poupar de uma micose e gastos exorbitantes como os que eu tive e falei no início deste post.
- O Corte ideal é quadrado com cantos arredondados. Esse corte acompanha design natural de suas unhas, as torna mais resistentes aos impactos,disfarça melhor se quebrarem, evita encravamentos, dura mais tempo, e é mais bonito (eu acho).
- Sempre use base antes de qualquer esmalte. Os corantes presentes nos outros esmaltes podem causar manchas e são mais agressivos para as unhas. Além disso usar uma base multifunção é melhor ainda. Tipo uma fortalecedora.
- Prefira removedores sem acetona. Os removedores são menos agressivos e ressecam menos as unhas, mas o plus mesmo é que a maioria vem com produtos hidratantes e restauradores para dsfazer o estrago feito. Coisa que a acetona não é. Além disso muita gente é alérgica a acetona (ou esmaltes) sem nem saber.
- Use Filtro Solar. Não sei se a unha em si precisa de filtro solar, mas a mão,onde as unhas se encontram com certeza. Então garanta a beleza completa evitando manchinhas nas mãos que roubariam a cena das unhas maravilhosas que você possui.
- Preste atenção aos seus hábitos.
- Roer unhas é horrível. Ponto final. Se você faz isso procure um psicologo e resolva o problema que lhe faz roer as unhas. Esse é um hábito feio, deixa suas unhas horrorosas e facilita a entrada de infecções e micoses.
- Não lixe a parte de cima das unhas. Simplesmente esse hábito afina e enfraquece suas unhas, pois acaba com a queratina e abre as escamas das unhas (unhas são bem parecidas com cabelos). Se elas estão com veios, irregulares, ou coisa do gênero busque um dermatologista, pois pode ser micose. Unhas saudáveis não tem veios e são regulares. Resolva o problema pela raiz.
- Não tire a cutícula. Ela protege sua unha de infecções e micoses horríveis. A cutícula é sua amiga. Mas se não conseguir não tirar, faça isso de leve. Tirando só o excesso. Afinal você não arranca todo seu cabelo, só apara. Encare a cuticula assim, aparando ela. Tem gente que acaba com o canal ungueal (a lateralzinha de carne mais grossa por onde a unha crescee que evita que ela encrave - é a rota do crescimento da unha). Outros ficam cavucam tanto que chega a ficarvermelho por uns dias o local onde deveria haver uma cutícula.
- Não corte até o cotoquinho. Fragiliza a unha e fica feinho. rsrsrs
- Manicure/Pedicure não é podólogo nem dermatologista. Eu sei que a galera adora suas manicures e pedicures. Sei que o trabalho é ralado, que eles tem prática e experiência de vida. Que são amigos conselheiros psicólogos. Mas qualquer alteração no aspecto natural das unha (são eles: cor e superfície uniformes) procure o dermatologista e trate. Ele é mais indicado e não vai mandar você cravar as unhas na cebola, broto de banana, passar urina de cavalo (eca!). Ele vai pesquisar para saber a causa do problema e tratar, e devolver aquela aparência linda que todas queremos em nossas garrinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário