segunda-feira, 4 de abril de 2011

3 regras para o consumo consciente

 [Imagem: Campanha Dove]

Primeiro: Sou adepta da regra das 24 horas. Nela quando você gosta do produto você experimenta, testa e sai sem levar nada. Aguarda 24horas, as quais voê utiliza para refletir sobre a real necessidade de comprar o produto, compara o preço e o beneficio, avalia o teste feito, enfim. É extremamente crítica com cada aspecto que julga importante. Para mim perfume tem que ter fixação, maquigem tem que ter durabilidade, tratamentos estéticos tem que ter avaliações positivas, enfim, sou supercriteriosa. E se após avaliar bem o produto continuar sendo necessário, volto á loja e compro da vendedora que me atendeu (afinal tremenda sacanagem voltar e comprar de alguém que não trabalhou pela sua compra).
Segundo: Sou do tipo cliente fiel. Não uso cada hora uma coisa. Uma marca de base é utilizada por anos, e é única no meu estojo de maquiagens. Uso apenas 3 perfumes. Dois para o dia-a-dia e um para siar a noite. Meus batons nunca são marrons (detesto essa cor em batom). E assim por diante. Prezo muito por qualidade e mantenho distância de quantidade. Pois maquiagem tende a durar muito tempo, e quanto maior a variedade maiores são as chances de estragar e minha consciência ecológica me martiriza por isso. Sacolas sempre são negadas nas compras também, pois eu carrego minha maquiagem na bolsa, portanto na loja mesmo eu me desfaço das embalagens e coloco na minha necessaire.
Terceiro:Pesquiso a empresa de onde estou comprando e, quanto mais ativa em projetos sociais e ecológicos, mais eu me sinto estimulada a comprar produtos dela. gosto de saber que meu consumo está ajudando o planeta. Portanto eu dou preferência a empresas como:
Elas oferecem mais que um produto, oferecem valores sociais embutidos no produto.

Na contramão desse passo, eu evito empresas cujos produtos vem cheios de saquinhos, papéis e baboseiras cujo destino, todas nós sabemos, é o lixo. Que não atuam de forma a melhorar a sociedade.Ou sejam, querem apenas o lucro, nada mais. Dessas eu evito comprar. Claro que é impossível nunca comprar, mas a são a última opção para compra, apenas quando eu não encontro algo similar ou melhor nas empresas com Responsabilidade social e ecológica.

Obs: As imagens foram escolhidas da Dove pois eu adoro essa campanha que felicita e estimula a diversidade como fator comum a todas as mulheres.

[Imagem: Recebida por e-mail]

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei do post e concordo com a reflexão!
A foto foi bem ilustrada!
bjo

June disse...

Confesso que às vezes eu tenho vontade de comprar no impulso, mas meu dinheiro não é capim! Rsrsrs
Obrigada pela visita.
Estou de volta regularmente à vida de blogueira! Estava com p PC bichado. Rsrsrs
Bjuuu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...