quarta-feira, 11 de julho de 2012

Receitinha da Mama: Torta de Brigadeiro com Morango

Eu na cozinha arrisco algumas receitinhas, mas a senhora da cozinha lá em casa é a Mama que cozinha MUITO BEM! Principalmente quando tem visita né mãe? Esses dias vieram uns amigos aqui em casa e além do almoço mara que incluía porco de panela (fica desmanchando), arroz branquinho, feijão e saladinha a Mamis fez uma das minhas sobremesas prediletas! Torta de brigadeiro com morango. É simples, rápido e eu também já fiz em outras ocasiões! Olha que belezinha!


Para fazer é bem simples. Mas lá em casa não nos somos muito fiéis a receitas, mas segue aí a receita básica. A partir dela dá para fazer algumas coisinhas legais, é só usar a criatividade!

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
4 colheres de achocolatado
1 colher de margarina com sal
1 lata de creme de leite
1 caixa de morangos (no mínimo).

Modo de fazer:
Faça um brigadeiro mole (tipo de colher) usando o leite condensado, o achocolatado e a margarina. Quando estiver no ponto coloque em um refratário transparente (ou distribua em taças/copos para porções individuais). Espere ficar morno e enfie os morangos no leite condensado. Pode cortar alguns ao meio, mas o morango tem que ficar em pedaços grandes. Bata o creme de leite na mão por uns 2 ou 3 minutos para aerar e coloque sobre o brigadeiro evitando cobrir os morangos para ficar bonito. Leve a geladeira para esfriar e está pronto! É só se acabar e malhar tudo na academia depois. =D

*Dica: Para saber o ponto dizem que basta o brigadeiro estar soltando da panela. Mas eu prefiro testar o ponto jogando uma gota de brigadeiro na pia que é de pedra, portanto esfria rápido. O ponto de "brigadeiro" te deixa fazer uma bolinha com o brigadeiro morno a frio. O ponto do "brigadeiro de colher" é grudento e você não consegue fazer a bolinha. 

Inspirações para mudar a receita:
- Você pode trocar os ingredientes tranquilamente, adaptando para o seu gosto. Por exemplo experimente com leite condensado de soja que também fica bom! Ou leite condensado light para reduzir gorduras. Troque o achocolatado por chocolate ao leite ou meio amargo em pedaços para apurar o sabor. Troque o chocolate por coco e você terá Torta de Beijinho com Morangos. 
- Tente colocar raspas de limão sobre a torta. Fica lindo e gostoso. Mas também dá para usar raspas de chocolate, coco, pedacinhos de hortelã, castanhas...
- Se você gostar de doces mais doces, troque o creme de leite por chantily, ou bata na batedeira o creme de leite com açúcar até ficar bem homogêneo.
- Você também pode tentar com outras frutas. Mas o resultado fica mais bonito com frutas inteiras. Mas pode trocar por uvas, melão picado, banana, etc. Vai do gosto! Para mim quanto mais frutas, melhor!

Gostaram? Chama os amigos para uma festinha, almoço ou jantar e prepara essa sobremesa. É sucesso na certa! E me chama também!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...